Impressão sob Demanda

Desde que abrimos nossas portas no final do ano passado, recebemos constantemente perguntas sobre a viabilidade do desenvolvimento de um sistema de Impressão sob Demanda (POD). Esta ansiedade apesar de nos surpreender é normal, afinal muitos jogadores gostariam de ter uma versão impressa em alta qualidade dos seus livros digitais favoritos. Assim estamos aqui hoje para anunciar que finalmente esta espera está chegando ao fim e que em maio teremos um sistema de impressão sob demanda.

É provável que a maior parte dos RPGistas já tenham ouvido falar sobre este termo,  mas sempre é bom relembrarmos. A impressão sob demanda é um modelo de publicação que permite a confecção de livros em qualquer quantidade desde apenas um exemplar a até dezenas ou centenas. Este modelo tem se tornado popular por eliminar a necessidade de estoques, já que é possível solicitar a impressão conforme a necessidade dos leitores.

A principal diferença entre a Impressão sob Demanda e o modelo tradicional de impressão é o custo de produção. Enquanto no modelo tradicional o custo por unidade tende a diminuir conforme a tiragem aumenta, na impressão sob demanda o custo tende a praticamente se manter estável, variando muito pouco conforme a quantidade cresce. Isto torna a impressão sob demanda ideal para pequenas tiragens ou vendas pontuais.

Alguns devem estar se perguntando: “Então, isto significa que o modelo tradicional está obsoleto?” A resposta é “Ainda não”.  Enquanto que no exterior, a tecnologia da impressão sob demanda já avançou significativamente a ponto do custo médio por livro se tornar quase igual ao das unidades produzidas em larga escala. No cenário nacional, o custo de impressão no sistema print on demand ainda é ligeiramente alto, porém, é algo que já está mudando devido a crescente popularidade das plataformas de autopublicação.

Nós acreditamos que a impressão sob demanda tem um potencial significativo para mudar o RPG brasileiro. Ela oferece aos autores independentes e as pequenas editoras a oportunidade de publicarem seus materiais que antes tinham dificuldades, devido ao alto investimento que exigem as grandes tiragens. Nós esperamos que esta nova ferramenta possa fomentar o RPG nacional e ajudar a torná-lo acessível a cada vez mais pessoas. 

A partir de maio, o sistema estará disponível apenas para alguns títulos e autores da plataforma, entretanto conforme o novo sistema for amadurecendo, iremos adicionar novos títulos ao repertório disponível. Se você é um autor e tem interesse em disponibilizar seus trabalhos neste novo formato, entre em contato conosco através do nosso Formulário ou deixe uma mensagem na nossa página do Facebook.

Compartilhe este Artigo

dungeonist