Informação

Compartilhar

Crie, Compartilhe, Colabore e Apoie. Esse é o lema do Arcanum, uma nova forma de produzir materiais sobre jogos.

Mas afinal o que é Arcanum?

De uma maneira simples, o Arcanum é uma plataforma de criação de conteúdo, divulgação, colaboração e financiamento coletivo recorrente. No Arcanum você poderá criar seu próprio espaço para produzir artigos (e futuramente vídeos), compartilhar seus trabalhos, colaborar com outros autores e ainda receber apoio dos seus seguidores e fãs, tudo isto em um único lugar. A proposta desta nova ferramenta vem alinhada com um fenômeno que está crescendo nos últimos anos, o “Patronato”.

Para quem não conhece, “Patronato” é termo um genérico usado para descrever todas as formas de financiamentos coletivos de caráter recorrente que tem por objetivo não adquirir um produto ou serviço, mas auxiliar criadores de conteúdo, como autores de blogs e canais de vídeo, a continuar com seus trabalhos.

Este modelo é considerado um sucesso tão grande que existem grandes plataformas dedicadas a intermediar a relação entre autores e patronos como é o caso do Patreon, do Apoia.se e o do Padrim, e como não poderia ser diferente, este modelo já chegou ao universo dos jogos de mesa através de uma série financiamentos recorrentes.

O sucesso desta nova formula baseia principalmente na reciprocidade, na confiança e na coletividade. De um lado o autor recebe um incentivo pelo seu trabalho e com isto pode continuar a melhorá-lo, do outro lado o fã recebe mais conteúdos e com uma qualidade que o autor não poderia alcançar sem o devido apoio. A coletividade só torna tudo isto maior, com mais pessoas apoiando, o custo de apoiar é menor, incentivo é maior e muito mais se produz.

Contudo as plataformas que hoje existem demonstram uma falha, pois atuam apenas como intermediários financeiros. Elas não ajudam novos autores a se tornarem conhecidos, conseguirem divulgar seus trabalhos ou entrar em contato com o seu público. Elas são apenas carteiras virtuais, para pagar e receber dinheiro, então por que não fazer diferente? Por que não criar um espaço onde autores possam divulgar seus trabalhos, interagir com seus seguidores e também serem apoiados pelos seus fãs?

Imagine você como autor poder criar materiais e conseguir divulgar diretamente para a comunidade. Imagine você leitor poder surgerir materiais para os autores e apoiar aqueles que você mais gosta?

Assim surgiu a proposta do Arcanum, uma ideia do Dungeonist e da RPG Magazine, que irá criar o primeiro espaço dedicado a patronato e também a produção de conteúdo, promoção e colaboração de autores.

A plataforma está em fase de desenvolvimento, mas em breve voltaremos com mais novidades. Gostou da nossa proposta? Então curta nossa Página e fique por dentro de tudo. 

Comentários

0 Comentário   |   Fábio Magalhães and 3 others curtiram isto.