Início » Entendo as Comissões

Entendo as Comissões

Recentemente recebemos um pedido do autor @david-dornelles para que explicássemos mais detalhadamente o sistema de comissões da plataforma e como não poderíamos deixar de responder uma pergunta tão importante, escrevemos este artigo com as todas minucias do processo. Antes de qualquer coisa, este tutorial é direcionado para quem já é autor da plataforma e possui produtos não gratuitos, afinal as comissões são calculadas apenas quando um produto possui um valor, o que faz produtos do tipo “pague o quanto quiser” se enquadrarem neste critério.

Todos os autores tem acesso ao menu de comissões que fica no painel do gerenciador da loja. Neste tela há diversas informações sobre as compras dos seus produtos realizadas através da plataforma e possível as mais importantes são os símbolos e status das comissões. É importante ressaltar que todas as informações nesta tela estão a partir do ponto de vista do relacionamento entre o Dungeonist e o autor, talvez este conceito pode parecer um pouco estranho neste momento, mas você verá como se torna mais simples após algumas explicações.

A cada compra iniciada na plataforma o nosso sistema calcula o percentual que cabe ao autor e realiza seu registro na tela de comissões. O status de cada uma delas é representada por um simbolo que possui cores e formas diferentes para tornar o processo mais visualmente reconhecível.

Não Pago: Este é status mais comum das comissões e significa que ela está reconhecida pelo nosso sistema, mas não foi paga ainda para o autor. Quando uma compra é concretizada e não há nenhuma pendência por parte do cliente, seja ela uma pendencia de pagamento ou de entrega de algum produto, a comissão ganha este simbolo e se torna elegível para pagamento ao autor.

Pendente: Este é o status dados a todas as compras que estejam aguardando pagamento por parte do cliente ou que há alguma pendência de entrega de algum produto, como os livros da impressão sob demanda. Quando um cliente inicia o processo de pagamento e por ventura não o concretiza imediatamente, a comissão permanece com este status até o pagamento definitivo. Em geral as comissões pendente evoluem para o status “não pago”, mas podem ir para o status cancelada caso o cliente desista de completar a compra.

Cancelada: O status cancelada ocorre quando um cliente desiste da compra e normalmente ocorre após o status pendente. Se o cliente não completa a compra imediatamente, como no caso de boletos, a comissão permanece com o status pendente por até quatorze dias, quando é alterada para o status cancelada.

Pago: É o quarto e último status que ocorre apenas quando o Dungeonist realiza o pagamento das comissões aos autores. Quando a comissão é paga durante os pagamentos mensais, o status dela migra de “Não Pago” para para este status e a pendência financeira é quitada. Em alguns raros casos uma comissão paga pode mudar o seu status para pendente, como é o caso de quando ocorre alguma contestação por parte clientes junto aos portais de pagamento.

 

Compartilhe este Artigo
Escrito por Leandro Rocha
Escritor amador, fã de jogos analógicos e criador do Dungeonist.

Deixe um Comentário