O que é “pague quanto quiser”?

Pague quanto quiser, também conhecido como “dê o seu preço” ou “pague o que quiser”, é um modelo de precificação onde o vendedor dá liberdade ao comprador de escolher o quanto quer pagar pelos produtos ou serviços, o que inclui também a possibilidade de não pagar nada.

Este é um modelo que tem se tornado cada vez mais popular no mundo digital, sobretudo no mundo literário. O que torna-o tão especial é que este modelo cria uma relação diferente entre autores e leitores ao permitir que os clientes adquiram, testem e depois decidam o quanto vale. Uma prova do sucesso deste modelo de distribuição é que plataformas grandes plataformas digitais como o Dungeon Master Guild e o DrivethruRPG tem cada vez mais autores publicando através deste sistema e que muitos destes materiais estejam justamente entre os mais vendidos.

Existem diversas discussões em fóruns especializados sobre a efetividade do modelo “pague quanto quiser” e até que ponto este modelo é capaz de ser tão rentável quanto o clássico modelo de precificação fixa. Contudo independente do retorno financeiro, existem fortes evidências que o modelo tem um efeito positivo sobre a pirataria e a comercialização ilegal, pois já que é possível adquirir os materiais de uma maneira oficial por qualquer valor, a pirataria em si perde sua atratividade. Apesar de ser relativamente recente no Brasil, o modelo “pague quanto quiser” está presente no Dungeonist e tem sido escolhido por diversos autores. Aqui está uma pequena lista de ótimos títulos que usam este modelo:

Foices & Feitiços – Um excelente sistema de regras com inspiração Old School. As regras de Foices & Feitiços são, de certa maneira, bem simples e mortais, permitindo a quem joga representar personagens preparadas para realizar feitos heroicos. Desafios esperam os intrépidos aventureiros que enfrentarão monstros em combates rápidos e perigosos a fim de conquistar tesouros dignos de reis.

WARP RPG – Módulo Básico – WARP é um sistema de RPG modular com o objetivo de fornecer uma alternativa simples para jogadores iniciantes ou jogadores que não desejam um sistema complexo. WARP utiliza um dado de 10 lados ou usar cartas. Em poucos minutos é possível criar um personagem e começar a jogar.

Sobreviventes: um RPG minimalista de sobrevivência pós-apocalíptica: Sobreviventes é um jogo minimalista sobre apocalipse zumbi de autoria de Raphael Lima. É o primeiro de uma série de minijogos que serão lançados pelo autor. Para jogar Sobreviventes, é necessário apenas uma cópia do folheto de regras, lápis, borracha, alguns pedaços de papel e alguns poucos dados de seis lados.

E ai, o que você acha sobre o pague quanto quiser? Aproveite e não perca a oportunidade de conhecer melhor estes ótimos materiais e quem sabe recompensar os autores pelo tempo dedicado.

Compartilhe este Artigo
Escrito por Leandro Rocha
Escritor amador, fã de jogos analógicos e criador do Dungeonist.

Deixe um Comentário